domingo, novembro 15, 2009

Atualizações e Desculpas

Eu realmente não sou um bom blogueiro. Já tentei vários blogs e o único que "vinga" é um sobre cinema que, além de compartilhado, não sofre cobrança alguma sobre atualização. Tem tanta coisa para ser lida lá que eu duvido que alguém, além dos autores, tenham lido todos os posts.

Mas aqui eu sinto que tenho uma responsabilidade, por menor que seja, com as pessoas que encontram esse blog e que ficam sem saber se eu me curei ou não e como estou me sentindo. São pessoas que buscam referências sobre o que elas próprias estão sentindo.

Bom, vamos lá. Eu não sei se estou "curado". Acho que quem tem hérnia de hiato não se cura nunca. Como, acredito, já disse em algum outro post, há até uma cirurgia que pode ser feita e aí, adeus, refluxo, mas há muita controvérsia entre os médicos sobre a validade dessa cirurgia, já que alguns dizem que a hérnia pode voltar a se formar.

Desde que postei a última vez eu tenho sentido:

Zero azia;
Algum "bolo" na garganta, quando como demais ou rápido demais, sem mastigar direito;
Um ou outro arroto com "cara" de refluxo, quando vou deitar depois de beber uma bebida alcóolica e comer coisas mais pesadas.

Em geral tenho me sentido muito bem. É fato que eu sou relativamente bem disciplinado e essas "escapulidas" são pouco comuns. Quando acontece de jantar tarde, ou beber cerveja, caipirinha ou vinho à noite, eu tomo um comprimido de "Domperidona" que é o genérico do "Motilium". Esse remédio é ótimo para ajudar a comida a "descer". Me faz bem e eu fico legal. Mas não tomo todos os dias.

Outra coisa que eu voltei a fazer e que está sendo maravilhosa é a natação. Melhora até a auto-estima então como não vai melhorar o esôfago? Tem que melhorar! ;^)

O que eu posso deixar de testemunho para todos é: A esofagite TEM cura! É importante controlar a alimentação e os horários. É importante tomar os remédios receitados pelo seu médico, durante o período inicial da inflamação, mas depois passa! O que não tem cura é a hérnia de hiato e a "sombra" da esofagite, causada por refluxos constantes, se você não se cuidar (alimentação, não deitar após comer, tal).

Em relação a esses hábitos (os cuidados com o quando, quanto e o que comer) eu só posso dizer que eles precisam ser incorporados ao seu dia-a-dia. Quando isso acontecer, você vai parar de sofrer e vai voltar a viver normalmente.

Bom tratamento a todos!