sábado, dezembro 27, 2008

Cardápio de um dia

06h20 Desjejum (não falo mais em "café-da-manhã" enquanto não puder tomar café novamente!)
Leite de soja (sem sabor) batido com uma banana e granola.

10h00 Lanche da manhã
Uma fatia de pão sem glúten com queijo cottage e geléia de damasco.
Se eu tiver fome mais cedo, como isso lá pelas 09h. Aí, até umas 11h eu bebo um copo de leite de soja (do tipo "Ades") de pêssego ou maçã.

12h00 Almoço
Arroz integral, chicória refogada com azeite e alho, filé de dourado ao forno com azeite e ervas finas. Gelatina de sobremesa.


15h00 Lanche da tarde
Frutas. Figo e Lichia são duas opções "exóticas", saborosas e não ácidas que dão à dieta um caráter de não dieta. Hehehehe.

17h00 "Tira gosto"
Biscoito de polvilho doce com geléia ou, se estiver afim de algo salgado, biscoito de polvinho tipo "Globo" (aqueles que vendem na praia, saca?)

19h00 Jantar
Alguma sopa e/ou salada de folhas (SEM TOMATE) com azeite e sal OU um belo suco feito com couve, aipo, beterraba, cenoura e maçã (mas tem que ter uma centrífuga para fazer isso)

Isso tudo significa uma outra coisa para alguém que trabalha em um escritório das 07h50 da manhã até as 17h20, como eu: tenho que carregar um arsenal de comidas todos os dias para o trabalho. Todas as noites, aproveitando para fazer a digestão de pé, pós jantar, eu arrumo minha "marmita" para o dia seguinte e vou separando tudo o que vou levar, as frutas, geléia, queijo, pão, almoço, suco... Essas coisas.

Tenho aprendido que não existe uma determinação exata sobre o que causa essa ou aquela reação. A gente precisa prestar atenção ao nosso organismo e ver se a couve cai bem, se o alho dá arrotos demais ou não, se a farinha de trigo dá azia ou não (eu acho que dá, mas uma rabanada - NO FORNO - para as festas de final de ano não vai matar ninguém).

8 comentários:

Bia Arêas disse...

Hj eu inverti a ordem da minha leitura e entrei primeiro aqui pra ver se já tinha novidade. E aí, o q tem pra hj? ;-)
Adorei a pizza de ontem, só não comi muito, pois o meu apetite anda meio fraquinho...por isso tô magrelinha!!!
Beijocas e bom domingo

Mariana disse...

Oi, hj tive uma noticia triste minha filha de apenas 5 anos está com esofagite , ela reclama muito de dor no peito e ansia de vômito.Gostaria de saber se exis
te algum livro para orientar a alimentação porque é muito mais dificíl em crianças elas adoram tudo que naõ pode é complicado .
Bjs
Lilian

Moacir disse...

Oi, Lilian.

Sinto muito pela sua filha. Imagino como esse tratamento será complicado. Você vai precisar de muita paciência...

Eu nunca vi livro algum sobre dietas para esofagite, mas parece que a revista Saúde desse mês tem uma matéria boa sobre refluxo esofágico. Procure por ela.

Tudo o que eu aprendi foi pesquisando na internet e consultando uma nutricionista. Talvez essa seja uma saída para você.

Pense em frutas, em iogurte desnatado, cereais, gelatina... pelo menos na hora da sobremesa ela pode comer umas coisas gostosas para o paladar dela.

Boa sorte!

P.S.: Queria te mandar isso por email, mas não consegui.

Leila disse...

Meu pai tem Hernia de hiato agente descobriu isso ontem e agora estamos meio perdidos sem saber direito como ele deve se alimentar o que pode e o que não podeagradeceria se vc me ajudase

Moacir disse...

Oi, Leila.

A melhor opção para o seu pai é procurar um nutricionista. Mas aqui no blog, se você procurar em todos os posts, você vai encontrar algumas dicas do que eu aprendi ao longo do tempo. O básico é: elimine gorduras, condimentos, cafeína e álcool. Fale para ele comer devagar, mastigando bastante antes de engulir e NUNCA se deitar após uma refeição, por pelo menos duas horas.

Boa sorte e paciência com ele, tá? ;-)

Anônimo disse...

Meu Deus!!! Descobrir que se está com hernia de hiato, esofagite e gástrite é de lascar hein! e para "melhorar" muiiiiiito acima do peso. Moacir só descobri porque estou fazendo exames para a cirugia bariátrica. Pesquisando na internet vi seu blog e gostei muito de suas dicas.Continuarei visitando-o para usá-las em meu dia a dia.
Grata Cristina Barrl

Gabriela disse...

Uma nutricionista é a melhor solução! Fiquei um ano indo pra médico e tomando um monte de remédios que não resolveram nada. Até uma amiga indicar uma nutri - foi a minha solução! Não sei mais o que é ter azia, dor de estômago e aqueles malditos arrotos. Tem um sacrifício, mas não é nenhuma tortura.... rola até um docinho de vez em quando.

SilvanaSGR disse...

Mãe. Vá ao site do Instituto girassol. Lá tem um livro de receitas pra baixar gratuitamente, muito bom. Também tem o site Menu Bacana. Muitíssimo bom também, com várias receitas. Aprendi muito lá. Meu fho também está na dieta, em investigação. A parte mais difícil é a falta de.conhecimento.Basta ter as receitas e os materiais pedidos em casa. Moro no interior e consegui arranjar tudo. Não desanime. Boa sorte.