domingo, novembro 15, 2009

Atualizações e Desculpas

Eu realmente não sou um bom blogueiro. Já tentei vários blogs e o único que "vinga" é um sobre cinema que, além de compartilhado, não sofre cobrança alguma sobre atualização. Tem tanta coisa para ser lida lá que eu duvido que alguém, além dos autores, tenham lido todos os posts.

Mas aqui eu sinto que tenho uma responsabilidade, por menor que seja, com as pessoas que encontram esse blog e que ficam sem saber se eu me curei ou não e como estou me sentindo. São pessoas que buscam referências sobre o que elas próprias estão sentindo.

Bom, vamos lá. Eu não sei se estou "curado". Acho que quem tem hérnia de hiato não se cura nunca. Como, acredito, já disse em algum outro post, há até uma cirurgia que pode ser feita e aí, adeus, refluxo, mas há muita controvérsia entre os médicos sobre a validade dessa cirurgia, já que alguns dizem que a hérnia pode voltar a se formar.

Desde que postei a última vez eu tenho sentido:

Zero azia;
Algum "bolo" na garganta, quando como demais ou rápido demais, sem mastigar direito;
Um ou outro arroto com "cara" de refluxo, quando vou deitar depois de beber uma bebida alcóolica e comer coisas mais pesadas.

Em geral tenho me sentido muito bem. É fato que eu sou relativamente bem disciplinado e essas "escapulidas" são pouco comuns. Quando acontece de jantar tarde, ou beber cerveja, caipirinha ou vinho à noite, eu tomo um comprimido de "Domperidona" que é o genérico do "Motilium". Esse remédio é ótimo para ajudar a comida a "descer". Me faz bem e eu fico legal. Mas não tomo todos os dias.

Outra coisa que eu voltei a fazer e que está sendo maravilhosa é a natação. Melhora até a auto-estima então como não vai melhorar o esôfago? Tem que melhorar! ;^)

O que eu posso deixar de testemunho para todos é: A esofagite TEM cura! É importante controlar a alimentação e os horários. É importante tomar os remédios receitados pelo seu médico, durante o período inicial da inflamação, mas depois passa! O que não tem cura é a hérnia de hiato e a "sombra" da esofagite, causada por refluxos constantes, se você não se cuidar (alimentação, não deitar após comer, tal).

Em relação a esses hábitos (os cuidados com o quando, quanto e o que comer) eu só posso dizer que eles precisam ser incorporados ao seu dia-a-dia. Quando isso acontecer, você vai parar de sofrer e vai voltar a viver normalmente.

Bom tratamento a todos!

6 comentários:

EuEle disse...

Ola garoto.
Eu tb tenho esta desgraca, mas nao me incomoda tanto. Tomo omeprazol e cuido para ficar magro e pronto. Mas se comer como antes, mil pizzas e ... ela pega pesado.
Obrigado pela visita e fique bem.
abc
paulo

Leo disse...

Valeuu Moacir!!
Que bom que você conseguiu voltar a ter uma vida praticamente normal!
Continuemos vigilantes!
Abraços!

Introspective disse...

Dear, respondendo à sua pergunta no meu blog... tem certeza que vc não consegue uma esticadinha pra ir até Brumadinho conhecer o Inhotim? Vale muito a pena! Em BH mesmo, o que eu tinha pra indicar eu coloquei no meu post sobre a cidade. Pro seu tempo livre, eu destacaria: uma voltinha na Praça da Liberdade, um almoço mineiro no Xapuri, um almoço contemporâneo no Café do Museu, o circuito do Niemeyer na Pampulha (só se vc tiver tempo e curtir arquitetura, pq a Pampulha é fora de mão e o trânsito é complicado), e uma noite no Café com Letras, na Savassi. Isso se vc não se render a um dos trocentos botecos da cidade. Conhecer o mineiro e bater papo é o melhor programa da viagem!

Anônimo disse...

Descobrimos que minha filha Verônica de 20 anos está com esofagite, desde então não faço outra coisa a não ser procurar receitas, o que pode, o que não pode, etc...
Adorei este blog,muito bem humorado e positivo.Obrigado por essa força, e não para de ppostar,não,tah?
Me deu forças e me reanimou um pouco.
E que bom que vc está bem,abraços,

Anônimo disse...

Descobri que tambem tenho a tal da esofagite.Logo que soube fiquei passada,meio que em choque,mas depois levantei a cabeça e fui em busca de mais informações.Reduzi o cafe a uma caneca por dia,chocolate estou resistindo bravamente,como bem mais devagar,coisa que eu não fazia e não mais deito assim que eu termino de comer ou beber,procuro esperar as duas horas que a medica recomendou esperar pra poder deitar apos as refeições.Sigo a minha dieta...coisa que não mudou muito porque já faço há algum tempo(alimentos integrais,sem frituras.etc...)mas de vez em quando...saio um pouco do serio comendo algumas coisas que não devo:sabado agora vai ser um dia...

sueli.cavalcante disse...

Adorei seu blog, eu sofria demais com esofagite,e refluxo, pois tenho uma hernia de hiato caso semelhante ao seu, pesquisando achei um remedio que so é vendido pela internet ele se o nome e PROTEXIDE envie um e-mail para profdrricardo@yahoo.com, esse medicamento foi feito para combater estress, mas foi o único que foi maravilhoso para mim, usei 2 vidros não sei se estou curada,mas tem mais de 6 meses que não tenho asia,refluxo e o incômodo que isso nos traz,estou para pedir outro frasco pois tenho horror de sentir tamanho incomodo, nem com bebida, massas e etc., meu nome é sueli cavalcante, meu e-mail é suelim@hotmail.com, moro em Brasília-DF voce pode procorar mais inf, no facebook e no orkut que o remedio tem ate comunidade.