terça-feira, dezembro 08, 2009

Tudo de novo?

Andei achando que tava com a vida ganha. Que nunca mais sentiria azia ou a droga do refluxo. Pois é. Depois de tantos meses me sentindo bem, os excessos de gordura e álcool me fizeram sentir tudo de novo. Eu não como frituras diariamente, não bebo diariamente e não como em demasia. Mas como rápido, não mastigo direito e adoro beber (qualquer coisa) enquanto como. Não consigo ter a "alma elevada" dos monges que comem devagarzinho, mastigando tudo direitinho. E achei que estava "curado".

Errei feio.

Ontem e antes de ontem senti muita azia e aquela sensação desagradabilíssima do refluxo, da comida voltando ao pescoço, sem conseguir engolir direito. Como voltei a nadar (o que é ÓTIMO), voltei a jantar tarde da noite. Ontem, por exemplo, jantei quase 10h da noite. Pra quem tem que ir deitar lá pelas 11h e tem problema de refluxo isso é um crime.

Fiquei deprimido com isso, mas hoje já resolvi que vou voltar à dieta e aos hábitos de comer mais devagar e sem líquido junto. Além disso vou tomar (pelo menos durante algumas semanas) um comprimido de Espinheira Santa meia hora antes das refeições e um Motilium antes de deitar.

Fazer o que? Essa *@%$## não tem cura mesmo... Só controlando. E bola pra frente.

17 comentários:

Luzinha disse...

sofro do mesmo "mal". como não beber logo no final do ano, com tantas festas rolando e vinho e champanhe e tudo! e dá-lhe Eno, minha gente!

ótima semana prá ti!

Bia Arêas disse...

Moa, vc voltou a escrever, q legal!
Realmente, comer depressa e com liquido descendo junto com a comida, é brabeira até p quem não tem o refluxo...vc sabe como eu como devagar-quase-parando, mas no entanto, tb cometo meus pequenos crimes alimentares, como, por ex, me encher de leite com nescau toda noite antes de dormir, o q me causa enxaqueca no período pré-menstrual. A gente bem q sabe, né?
beijinhos e boa semana

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Sobre o refluxo:
Cara, penso que não é nada fácil...

===

Cristiano Contreiras disse...

Parabéns pelo contexto do blog!
te sigo!

Cristiano Contreiras disse...

Muito, mas muito obrigado pelos comentários e forte presença no meu blog!

Eu gostaria de informar que te linkarei agora no meu blog e sou seguidor aqui também.

Se possível, poderia ser seguidor por lá? daí não te perco de vista, sinta-se a vontade de aparecer sempre e contribuir comigo, obrigado mesmo!

Pseudo-Dr. disse...

Muito bom o seu blog! Estou sofrendo de uma enorme queimação na garganta... Estou esperando o resultado da endoscopia, mas creio que eu tenha refluxo!! Fiz um regime parecido com o seu, melhorei, mas bastou uma saída do regime que voltou tudo!!!

Abraços e boa sorte!!

Anônimo disse...

rapa esse seu blog e tudo que eu tava precisando eu tb tenho essa droga de esofagite e acho ela e o estres andam de maos dadas q coisa triste essa doenca num pode fazr nada ninguem merece viu bom mais continuar tentando vence-la... gostei muito do modo como conta as coisas e das suas dicas muito obrigado mano tenha a certeza de q esta ajudando muita gente e q nem todo mundo para pra deixar um comentario.. vou continuar acompanhando seu blg falou !!

Conhecimentos Diversos disse...

Fala garoto...
Rapaz, tenho esse mesmo mau... Agora estou em uma crise violenta, rodo de moto 60 km todo dia de ida e volta, essa semana quase morro de dor na volta do trabalho, quase não chego em casa, sufoco total, amanhã vou comprar a espinheira santa, to no regime total e já me sinto melhor.. Valeu!

Fabi Amaral disse...

Oi.Infelizmente compartilho do mesmo mal que você. Fazem 4 anos que luto.Antes se eu tomasse remédio direto (omeprazol),ficava bem.Aos poucos fui descobrindo tudo q deveria controlar comidas e hábitos.Tem dia q to cheia e nem sei mas o que comer. Hoje tomo pantoprazol(40mg.) todos os dias e controlo a alimentação.Mas para quem trabalha é difícil.Ainda não consegui tirar todo o líquido das refeições e nem dormir tão cedo.Como faço academia após o trabalho, só chego as 22hs. aí vou comer algo, como bem pouco.Contudo, alem do refluxo, que poderia ser resolvido com uma cirurgia(como informou o gastro que fui), tenho produção de ácido elevada. E, ainda, tenho alergia em épocas como a primavera. No entanto, fiquei muito feliz ao encontrar seu blog e pretendendo continuar mantendo um rigor em minha dieta. Mas tem dia que enche!

carisse disse...

oi, estou aqui na internet uma hora dessas (sao 2 da madrugada) pq simpesmente nao consigo dormir com a queimacao que estou sentindo. pesquisando aqui e ali achei teu blog. coisa boa é poder compartilhar as coisas né? melhor se fosse coisa positiva, mas se é refluxo o que temos, entao que compartilhemos!
me diz uma coisa, qual é o papo d espinheira santa? e motilium, é o que? é pra dormir?
amanha mesmo volto pra dieta e cuidados, e compro de novo o pantoprazol... ai ai ai...

Moacir disse...

Oi, Clarisse. Espero que a essa hora você esteja dormindo, SEM AZIA. E espero que você veja minha resposta aqui, já que não encontrei um email para te escrever.

Bom, o NEXIUM foi o anti-ácido que o médico me receitou. É a mesma coisa que o Omeprazol e similares. Como já tem alguns anos isso, eu não sei qual é o melhor hoje em dia e muito menos os preços. Mas que foi caro, foi. MUITO caro pro meu bolso.

Eu tenho tomado Omeprazol, feito em farmácias de manipulação, bem baratinho. Tomo de vez em quando, de manhã, antes de comer qualquer coisa. E à noite, quando sinto que vou ter dificuldades para dormir, tomo o Motilium (que eu compro genérico, chamado Domperidona).

E aí, minha cara colega, o negócio é tomar vergonha na cara e simplesmente NÃO COMER determinadas coisas.

Outro dia, depois das 09h da noite, comi dois cachorros quentes, sem mastigar direito, com uma cerveja Heineken junto. Pronto. Fiquei duas horas passando mal. Nem conseguia respirar direito. Não pude nem sentar. Fiquei andando pela casa, tentando arrotar. Uma delícia...

Aprender a conviver com isso é o maior desafio.

BOA SORTE!!!!

clarisse disse...

Moa, postei no DIVAGARIM sobre a minha noite adoravel e meu encontro com vc. linkei teu blog. exijo que vc "desabandone" este blog aqui, viu? beijos! ah, adoraria comentario no meu proprio blog, claro, aidna mais sendo seu... mas em todo caso (mesmo pq vc vai ver que nao vou te largar mais) segue meu email: clafritz@uol.com.br
MUAHAHAHA (risada maligna)
beijos!
feliz natal e um saudavel 2012 procê

Anônimo disse...

Poxa adorei esse blog,pois pensei que fosse so Eu,ta mais ou menos com um mes q drscobri q estou com esofagite,mas estou tratando com domperidona e omepraZol e me sibto melhor,a unica coisa q me incomoda e essa sensacao de impachamento direto....

Anônimo disse...

MOACIR, ENTREI NO SEU BLOG HOJE E TENHO ESSE MESMO PROBLEMA HERNIA, REFLUXO, TUDO....
QUERIA SABER SE MELHOROU?
OU SE TEVE QUE FAZER A CIRURGIA.

OBRIGADA

CIDA OLIVEIRA

Moacir disse...

Olá, Cida.

Se você tivesse deixado um e-mail eu te responderia direto por ele. Mas o importante é o seguinte: eu melhorei e aprendi a conviver com a situação. Não fiz cirurgia. Nem pretendo fazê-la. Jamais. Um dos médicos que eu procurei disse que a hérnia pode voltar a se formar, mesmo após a cirurgia. Então... pra que, né?

Controlar a alimentação, a velocidade com que a gente come e os horários são as melhores práticas. E, quando estiver na crise, tomar remédio.

Não tem muito jeito, viu?

Outra coisa: cada dia que passa descubro que mais e mais pessoas têm esse mesmo problema. :-(

Boa sorte, Cida! Vai dar tudo certo. ;-)

Unknown disse...

Tomar uma colher de vinagre de maçã em meio copo d agua ums 30 minutos antes ou depois ou das refeições o jeito q vc se adaptar melhor , ajuda a passar a crise do refluxo

Anônimo disse...

Oi Moacir, estou com gastrite, esofagite e refluxo. O medico me passou pantoprazol e domperidona. Mas tive pesquisando q a domperidona tem riscos de problemas cardiacos. Vi ate uma pesquisa q diz q os medicos deveria pesar se vale a pena expor uma pessoa q sofre de refluxo ao risco de morte súbita q pode ocorrer com o uso da domperidona. O q vc acha? ME RESPONDA POR FAVOR. TÔ MTO ANGUSTIADA.