quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Visita à Nutricionista

Fiquei feliz!

Depois de tantas semanas esperando para ir à nutricionista, fiquei feliz ao saber que minha dieta formulada por mim mesmo e pelo meu chef de cozinha, está super boa e não vou precisar mudar muitas coisas. O fato de eu fazer várias refeições ao dia foi elogiado. O fato de usar apenas azeite, sem fritá-lo (evitando assim a croleína que é produzida pela decomposição do óleo ou azeite), foi elogiado. Meu café da manhã foi elogiado: leite batido com banana e granola. Também as frutas secas ou frescas, os sucos, a comida feita em casa, com controle sobre o que vai nela e tal, tudo foi super elogiado e eu não terei que mudar quase nada do que eu já tenho comido.

Diferenças: adeus queijo brie por enquanto. Mudar leite integral por desnatado. Assim também vale para o iogurte e requeijão. Tudo isso é para evitar a gordura. Pelo visto a gordura é uma das maiores inimigas da esofagite, ou melhor, amiga, já que faz a bicha crescer!

Liberados estão o tomate, limão, laranja e até o abacaxi. O que eu já estava sabendo mas precisava de uma confirmação é que o ácido gástrico do estômago é tão mais ácido do que qualquer outra coisa que eu possa ingerir, então nada disso vai me fazer mal.

Importante, como eu já sabia: nada de comer e deitar. Nada de cafeína, álcool, gordura. Só. Mas isso é só por um tempo. Daqui há um mês, tenho certeza, voltarei a tomar umas coisinhas nos finais de semana. O importante, por hora, é manter a disciplina. Acho que, por melhor que sejam os remédios, não tem resultado melhor do que seguir uma dieta e cuidar dos horários.

11 comentários:

Joaninha Bacana disse...

Parabéns pelo ótimo resultado e pla disciplina! :oD
Aqui há um queijo brie com 10% de gordura, mas o gosto é uma afronta ao paladar!
Bjs, e bom final de semana,
Angie

Dora disse...

Olá, meu caro! Fiquei feliz em te encontrar nesse mundão internáutico. Ontem saí do consultório de um gastro com os exames debaixo do braço (a endoscopia revelou gastrite e esofagite), receita p/ dois comprimidos e uma dieta severíssima p/ seguir por 35 dias. Estava me sentindo a última das criaturas e te encontrar nesse bom astral é até animador!

Dora disse...

Vc conta que não sente os sintomas descritos por quem tem esofagite... se vc se refere à queimação (azia) e dor, eu também não tenho. Procurei o médico pq freqüentemente sinto uma dor de cabeça que parece começar no fundo do olho direito e reflete p/ a nuca, fora isso, só muiito, mas muuuuuuuuito enjôo mesmo! (a princípio achei até que fosse fígado) Vc tem (teve) sintomas semelhantes?

E a dieta? Parece que a sua não é tão restritiva quanto a minha: estou PROIBIDA (por 35 dias) de ingerir pães, bolachas, batata, mandioquinha, frutas ácidas, doces de qualquer tipo (incluindo picolé de frutas e balas dietéticas), alimentos gordurosos, condimentos em geral, especialmente pimenta, bebidas alcoólicas e café puro (óbvio!). Quando perguntei ao médico o que eu posso, a resposta foi: leite, sucos naturais não ácidos, arroz, feijão(!!!), abobrinha, folhas verdes e legumes leves. A consulta foi ultra-rápida e eu estava tão aparvalhada que esqueci de perguntar como vou driblar a fome da manhã sem meu pãozinho (nem integral?!!!) ou o que usar p/ dar sabor à comida, já que (imagino) não seja permitido alho ou cebola.

Enfim... se puder postar sobre isso, agradeço.

Bjs

PS: Vi as fotos dos seus cães. Também tenho uma fuça branca e uma fuça preta em casa (leia-se uma poodle e uma rotweiller)

Anônimo disse...

Ué essa do azeite não sabia, eu tambuso azeite p saladas e tal e uso tamb p grelhas peito de frango, como faço p grelhar sem q el feite copm a carne na grelha?
E minha nutricionista disse q eu poderia comer requeijão cremoso ou margarina becel no pão integral. E essas frutas citricas (acidas) podem msm pra quem tem reluxo??

Moacir disse...

Oi, Dora. Gostaria de te escrever por email, mas você não deixou nenhum para resposta. Então vai por aqui mesmo. Espero que você leia.

Acho que o seu problema se agrava com a gastrite, que eu não tenho. Por isso ele cortou tanta coisa. Eu não posso gordura, álcool, cafeína e condimentos, mas o pão tá liberado, assim como batata, mandioquinha e todas as frutas. Realmente o seu caso parece ser mais grave. Mas não se desespere. Isso atrapalharia. Pense que ele mandou você fazer isso por 35 dias e eu estou seguindo essa dieta desde DEZEMBRO e ainda tenho que segui-la até o final de fevereiro...

Sugestão: invista numa centrífuga para fazer sucos. É uma maravilha. Hoje "jantei" um suco de laranja, cenoura, maçã e carambola. Uma delícia.

Me manda um endereço de email pra gente trocar idéias. Escreva para moacir.moreiragomes@gmail.com

Abraço e MELHORAS!

Moacir disse...

Oi, Cleiton!

Olha, para grelhar frango ou carne, você não precisa de azeite algum! Você até pode usar um fiozinho de azeite e manter o fogo bem baixo, mas o ideal é usar uma frigideira anti-aderente (tefal, sabe?) e temperar com sal, estragão, ervas finas, alecrim ou outra erva desse tipo. Caso você queira, joga um azeitinho por cima, depois de pronto, enquanto ainda estiver bem quentinho. Fica super gostoso.

Quanto às frutas ácidas, o que a nutricionista me disse é que nunca as frutas serão mais ácidas do que o suco gástrico do estômago (e é isso o que volta para o esôfago quando a gente tem refluxo). O lance é que o refluxo é causado quando a gente come DEMAIS ou, principalmente, quando come e deita. Se você comer e se levantar, der uma caminhadinha, ficar de pé, acho que não terá refluxo.

Mas o certo é que isso varia muito de pessoa para pessoa. Experimenta e fique atento à reação do seu organismo.

Melhoras e boa sorte na dieta!

Anônimo disse...

Obrigado pelas digas. Eu tamb tenho gastrite e a nutricionista não proibiu o pão integral e ela disse q poderia ser com requeijão cremoso light ou margarina becel, será? Hj msm fiz um bolo de ricota com aveia p comer de manhã no lugar do pão,será q fiz bem?
E outra eu tamb faziz minha dieta assim, um lanche 15:00 hrs + ou - e depois outro bem leve as 17:00 hs e jantava as 19:00, mais ela disse p mudar fazer um as 15:00 hrs, jantar as 18:00 hrs e um lanche leve as 20:30 ou 21:00 e deitar depois de 2 horas desse lanche, será melhor assim ou do jeito antigo?? O que vc acha??

Moacir disse...

Oi, Cleiton. Esse bolo de ricota com aveia, leva gordura? Alguma manteiga ou margarina? Eu aboli margarina e manteiga. Totalmente. Acho o pão integral com queijo minas (ou requeijão light) melhor. Mas isso é você que deve descobrir. Tá se sentindo bem? Então coma o bolo. Hehehe.

Eu acordo cedo então como às 6h, depois às 9h. Almoço às 12h. Lancho às 15h ou 15h30. Aí janto às 19h e não como mais nada. Deito às 22h. O que você tem que fazer, ao meu ver, é comer várias vezes ao longo do dia e parar de comer pelo menos duas horas antes de deitar. Se o seu refluxo é mais forte, se você tem tido problemas para dormir, pare de comer mais cedo. Dê umas três horas entre a última refeição e a hora de deitar. Você vai dormir muito melhor, te garanto.

Abraço.

Dora disse...

Valeu pelas dicas Moacir.

Vou ativar o uso da centrífuga.

Te passo meu e-mail por e-mail.

Estarei sempre por aqui.

bjs

Luluti disse...

Caro amigo, que bom encontrar todos vcs, estva me sentindo a ultima das ultimas.. tenho gastrite q foi diagnosticada em aagosto do ano passado, mas desde fevereiro desse ano tenho sentindo todos esses sintomas de esofagite mas ainda nao fiz nenhum exame. Sinto muitos gases e o refluxo e a asia sao crueis, a principio vomitava todo dia q era p sair essa sensaçao da comida na garganta.. e a dor no peito, tava achando q era infarto heehhe Obrigada p nos ajudar com suas dicas! visitarei sempre. Saude p nos! bjus

rose andrade disse...

meu e rose e eu tambem tenho refluxo gastro esofagico fui proibida de comer muita coisa e nao me estressar, impossivel na epoca de hoje, mesmo assim tento, tomo medicacao, faco uma dieta a base de leite de soja e chas crem cracker, comida normal como frango e peixes ensopados ou grelhados, muita verduras, e frutas e sucos natural nao acidos, e tomo um ansiolitico, pois sou muito ansiosa nao posso comer nada acido e nen gordura nem chocolate cafe massas em geral. vou tomar medicacao chamado nexium por 6 meses. e volto na minha medica de 2 em 2 meses para ver como estou. espero poder ajudar mais, meu email e rose_mar12@hotmail.com