quinta-feira, dezembro 25, 2008

Ceia de Natal

Não dá pra comer demais. Não dá para comer muito tarde. Não dá pra beber álcool. Não dá para comer coisas ácidas. Difícil, né? Bebi água o dia todo, mas pelo menos meia hora antes de jantar não tava mais bebendo nada.

A ceia foi gostosa, com tudo o que eu gosto, mas sem exageros: peito de peru (não foi o peru inteiro porque o peito é a parte mais sequinha e iria sobrar muita coisa, se fosse o bicho todo), pêssegos e cerejas ao natural (maduros, doces e gostosos), arroz integral e um purê de abóbora.

De "petiscos" pré ceia e pós ceia tínhamos damascos secos com castanha do pará, figo seco com passas e queijo brie. Nunca tinha comido figo seco. Comprei num supermercado "chique" que vende um monte de coisas importadas. Os figos vieram da Turquia. Foi o toque internacional e exótico da noite. Adorei.

E de sobremesa as tradicionais rabanadas, feitas ao forno, sem óleo algum, só o pão, leite, açúcar (não tinha como não ter...) e canela. O tabuleiro já era anti-aderente, mas também foi levemente untado com margarina.

Meia noite, FELIZ NATAL! e cama. Já tinham se passado duas horas desde a ceia e eu ainda tinha saído para passear com a Kika (minha filha peluda de quatro patas) portanto não tinha receios de não ter uma boa noite de sono. Só o calor me atrapalhou um pouco, mas nada que um ar condicionado não resolvesse. ;^)

2 comentários:

Bia Arêas disse...

Moa, será q se vc substituir o açúcar nesses casos em q ele é imprescindível (como nas rabanadas) por frutose, não seria uma opção mais saudável pra vc? aqui em casa já acostumei com doces feitos com frutose, q pode ser consumida com moderação por diabéticos, e é uma delícia!
Bjs!

Moacir disse...

Bia! Adorei a idéia. Vou comprar frutose para fazer mais rabanadas no reveillon. Depois conto como ficou o resultado.

Beijocas!