sexta-feira, dezembro 12, 2008

Uma nova realidade

Há pouco mais de uma semana descobri que tenho hérnia de hiato. Isso pode causar refluxo, o que pode causar esofagite, uma inflamação no esôfago. Meus sintomas eram azia, dificuldade em dormir por conta da azia e muitos gases. Fui ao médico (um gastro) que me passou uma série de exames e mandou eu tomar o "Planta Bem" para regularizar o intestino. Um dos exames que eu tive que fazer (e só consegui fazê-lo um mês e meio após a primeira consulta) foi a tal da endoscopia.

Quase não fui fazer a maldita. Achei que tava bem, que a azia era só uma questão de não comer mais farinha de trigo, eliminar o glúten da minha vida e tudo seria maravilhoso para sempre. Talvez porque já estivesse agendado, talvez porque o plano de saúde já estava pago, talvez porque eu estivesse com medo de ter algo mais sério, lá fui eu fazer a endoscopia.

Foi o pior exame que eu já fiz na vida. Tive refluxo durante o procedimento. O médico depois disse que foi "traumática" por conta da inflamação. Disse que da próxima vez me dará um sedativo mais forte. Diga-se de passagem eu não "apaguei" durante a coisa toda. Até fiquei empurrando o braço dele, querendo que ele tirasse aquele tubo da minha boca. Assim que acabou eu disse, "Essa foi a última vez na minha vida que eu fiz esse exame." E a resposta que ouvi, tanto do médico quanto de sua assistente, foi imediata, "Ah, não foi, não..."

Fiquei "passado", com raiva e irritado. Ele me deixou numa salinha, descansando, e quando foi me ver falou brevemente que a situação era séria e que eu tinha que tomar dois remédios por três meses, fazer uma dieta e voltar para uma nova endoscopia ao final dos três meses. Falou rapidamente que eu tinha que cortar cigarro (isso é fácil, não fumo mesmo), álcool, cafeína, gordura e condimentos.

"Como assim, 'condimentos', doutor? O que o senhor chama de 'condimentos'?"
"Pimenta, mostarda, ketchup."

E foi embora, torturar o próximo paciente.

Só depois, quando voltei para casa e comecei a procurar informações pela net foi que eu descobri mais coisas sobre a tal esofagite e sobre a dieta que deveria seguir. Como moro com um chef de cozinha, super prendado, inventivo, pesquisador e disposto a cuidar de mim, tenho feito uma dieta bastante gostosa e tenho me sentido bastante bem.

Minha intenção com esse blog é fazer uma espécie de diário das comidas, dos sucos, dos hábitos e resultados que experimentar não só ao longo desses três meses mas durante o resto da minha vida.

Depois da endoscopia "descobri" que a minha mãe, uma tia, um tio e dois primos "sofrem" dos mesmos problemas ocasionados pela hérnia de hiato. A conclusão é que vim com "defeito de fábrica". E para não ser jogado fora, vou ter que aprender a conviver com essa situação.

É horrível pensar que não posso comer pizza, não posso beber vinho, cerveja, sakê, não posso comer acarajé, colocar pimenta na comida ou me deliciar com um fondue de chocolate, nem tampouco comer batata frita ou qualquer outra coisa frita. Mas há saídas. E nem é tão sacrificante assim.

Em breve conto mais.

10 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Moa, estou na torcida e na primeira fila, esperando as dicas & receitas! :-)

beijo!

Bia Arêas disse...

Oi, Moa!
Ótima a idéia da Fer de montar esse blog, acho q será um sucesso!
Mas vai uma dica de quem está se tratando de algo diverso, porém q pode causar a mesma paranóia: não vá muito na onda do pessoal q escreve no orkut a respeito de problemas específicos de saúde, embora eu entenda a necessidade de trocar figurinhas. A melhor pedida é ir a um nutrólogo, pois muitas vezes vc pode achar q deve restringir algo, e não é bem assim. Geralmente os médicos são pouco informados a respeito de alimentação direcionada, e as pessoas da internet podem ou não ajudar (tem muito hipocondríaco, eu pude ver isso na comunidade Tendinite, rs)
Beijos e manda bala neste blog, q está ótimo!

Mari disse...

Engraçado q antes de fazer a tal da endoscopia td mnd me falou q era tranqüilo, e eu ñ ia sentir nd, mas cmg foi igualzinho, eu chorava, unhei sei lá quem (pois tinha umas 4 pessoas na salinha minúscula), ñ fiquei "dopada" e assim q acabou fui me levantando p/ ir embora. Agora o engraçado é q o meu gastro só passou o remédio e mais nada. E olha q eu fumo, meu marido disse q eu vou ter q parar de fumar, estou tentando, mas o médico mesmo ñ falou nd. Fui num nutrólogo e esse sim falou da farinha branca, mas estou s/ saber direito oq é farinha branca, fiz cara de entendida, mas deveria ter pedido uma lista direitinho do q poderia ou não comer. Essas receitas serão mt úteis!

Moacir disse...

Oi, Mari. Obrigado pela visita!

Não é estranho que os médicos não digam as coisas direito pra gente? Eles não deveriam ser mais detalhistas e atenciosos? Fico "P" da vida com isso!

Essa farinha branca que o nutricionista falou é justamente a farinha de trigo industrializada. Quer dizer, aquela que não é integral. Mas mesmo a integral não é legal da gente comer demais. Essa farinha sem glúten que eu dei a receita aqui não vai te dar azia (pelo menos a mim não dá) e você pode usar em várias coisas.

Boa sorte!

E vamos trocar de médico!! Hehehe.

Anderson Costa disse...

Moacir, obrigado pela visita. E gostei muuuuito do teu blog, uma belíssima idéia que vai ajudar muito as pessoas que pesquisam sobre o assunto. Vamos trocar figurinhas sobre isso! Tem um monte de gente lá no meu blog pessoal falando sobre isso. 1abs, Anderson

Moacir disse...

Oi, Anderson. Valeu pela visita e pelo link na página de comentários do seu post mais badalado. Hehehehe.

O seu post foi a primeira coisa que eu li na net sobre esofagite. Aquela imagem que o ilustra é MUITO BOA! Dali a gente entende tudo melhor.

Aquele abraço.

blog LU REIS disse...

oiii,hoje fiz uma endoscopia.ela estava maracada ha anos.eu tinha muito medo.ate chorei muito na hora da endoscopia.então o medico me disse que eu nao tinha nada grave.so uma hernia.
eu fiquei preocupada e então resolvi pesquisar sobre.nossa falam muita coisa sobre.fiquei assustada.mas ainda bem que encontrei sua reportagem e suas receitas e dietas.estou mais aliviada,apesar de sofrer um bocado por nao poder comer mais tudo que amo.obrigada assim mesmo

what she says disse...

Olá Moacir,
descobri essa semana que tenho o mesmo problema. Minha esofagite está num estágio bem inicial, minha primeira endoscopia foi nada traumática, dormi o procedimento todo, e acordei em casa. O meu traume está sendo sentar à mesa. A três dias, choro em todas as refeições. Pareço uma menina de 9 anos, mimada, apesar de ter 20 e bons hábitos alimentares, nunca dispensei café, cerveja, nem chocolate. Adoro sobremesa, pães e o amor da minha vida chama-se batata frita. Não tenho sobrepeso, na verdade sou muito magrelinha, coisa de família. Mas tenho passado maus-bocados tentando me adaptar e achar o seu blog deu um up nas minhas expectativas. Afinal, não pode ser tão impossível. Parabéns pela iniciativa e obrigada!

gabriella costa disse...

faço das minhas as mesmas palavras da ( what she says ) Hénia de hiato...refluxo...e pior, faço cupcakes e AMOOOO chocolate... amo sua positividade, tamo junto!

gabriella costa disse...

FAÇO AS MINHAS AS PALAVRAS DA ( what she says ) - FAÇO CUPCAKES E AMO CHOCOLATE E DESCOBRI QUE VIM COM DEFEITO DE FÁBRICA, HÉRNIA DE HIATO - REFLUXO IGUAL UMA VAQUINHA - MAS TO CONTIGO, GOSTEI DA POSITIVIDADE!