sábado, dezembro 13, 2008

Farinha preparada sem glúten

Um dos grandes vilões hoje em dia é o famoso glúten que encontramos em todas as embalagens no supermercado: "Contém Glúten" ou "Não contém Glúten". Se você não é portador da doença celíaca, pode comer glúten e ficar tranquilo. Mas eu resolvi, antes mesmo de ter diagnosticado a esofagite, que evitaria o glúten o máximo possível. Ainda como granola que tem aveia e outras coisas que contén glúten, mas temos comido muito pouco e isso foi um super adianto para as minhas azias infindáveis.

Nas lojas de alimentos naturais tipo Mundo Verde a gente acha a "farinha sem glúten", mas se você fizer as contas vai ver que sai mais barato comprar os ingredientes separadamente, no supermercado, e misturar em casa, nas quantidades certas.

Misture bem:
2 xícaras de creme de arroz
3/4 de xícara de fécula de batata
1/4 de xícara de polvilho doce

Tá pronto. E depois é só substituir a farinha de trigo por essa farinha, na maioria das receitas. Eu adoro fazer panquecas para o café da manhã de domingo. Fazia sempre com farinha de trigo. Depois substitui por essa mistura e deu super certo. Só precisei diminuir um pouco da quantidade de leite na receita para continuar com a textura que obtinha com a farinha de trigo.

A receita das panquecas é mole. Anota aí:
1 xícara de farinha sem glúten
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal

Misture bem esses ingredientes secos e depois acrescente (vai colocando e vai mexendo bem, pra ficar tudo homogeneo):
1 xícara (não muito cheia) de leite
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga derretida (o médico disse para não comer gordura, mas são apenas duas colheres para umas 15 panquecas, então não vejo problema algum)
1 colher de chá de essência de baunilha

Depois é só passar uma "nesguinha" de manteiga numa frigideira de tefal ou, como eu uso, numa chapa de ferro (dessas para grelhar alimentos). Coloque a massa com uma concha fazendo pequenas panquecas. Quando aparecerem uns "furinhos" na massa é porque tá na hora de virá-las. Vire com uma espátula e deixe mais um pouco. Depois de prontas é só comer com um requeijão light, cream cheese light, queijo cottage, mel ou geléia.

Adorava comer isso com café junto. Amanhã vou comer sem beber nada junto. Snif, snif... Paciência.

;^)

2 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Moa, essa dica eh EXCELENTE! adorei. beijoo,

Neide Rigo disse...

Oi, Môa, sou amiga da Fer e nutricionista. Já que não conseguiu consulta ainda com uma, enquanto isto, se precisar de alguma coisa, estou aqui. Mas, tire-me uma dúvida, por que não está comendo gluten? Alguma indicação médica? Eu ainda não vi nenhum trabalho científico importante falando dos malefícios para quem não sofre de intolerância (celíacos) ou alergias específicas a ele. Tem algum trabalho para me indicar? Até agora, tudo o que li é pouco convincente. Mas, quero saber mais.
Só para lembrar, o pão de queijo que você cita em outro post tem bastante gordura, pois leva óleo na receita e é, proporcionamente mais calórico que o pão francês (embora, aquele seja mais gostoso, claro) Se quiser uma opção sem gluten e sem gordura, opte por uma tapioca. Parabéns pelo blog, adorei. Um abraço,
N