domingo, dezembro 21, 2008

Mastigando (ou não)

Eu sempre comi muito rápido. Sempre tive uma certa "ganância" e sempre gostei de encher o garfo com um pouco de cada coisa que tinha no prato e encher a boca. Mastigava muito pouco e logo engolia. Sempre gostei de comida quente, muito quente. De vez em sempre ficava com soluço, no meio da refeição, porque a comida tava "entalada" na garganta ou em algum outro lugar entre esta e o estômago. Devia de ser no esôfago, claro, mas só agora é que eu sei onde fica o esôfago... Para ajudar a comida a "descer" eu tomava um copão de água ou de cerveja ou de suco ou o que estivesse me acompanhando no momento. Sempre comi com um copo de bebida ao lado.

Até poucas semanas atrás. Agora estou praticando a arte de mastigar. Mastigar, mastigar, mastigar, mastigar, mastigar e mastigar mais um pouco. Se for um filé mignon ou um frango aí a gente tem que mastigar MUITO mais. Mas algo surpreendente aconteceu: eu tenho sentido muito mais o sabor das comidas. É completamente diferente. Claro que a gente precisa ter paciência, concentração e não ficar conversando enquanto come. Cheguei à terrível conclusão de que comer não é uma atividade social. É melhor comer sozinho. Você e seu prato.

Mas, como diria Caetano Veloso, "Ou não". Pra não ter que mastigar tanto, uma ótima saída são as sopas. Aí dá pra conversar, dá pra fazer a digestão mais rápido e dá pra fazer uma social. Pode até dispensar a colher e ficar com uma caneca na mão.

Aqui em casa temos tido sopinhas com alguma freqüência desde o "evento" endoscopia/esofagite/refluxo/não-comer-muito-próximo-de-ir-deitar. A minha FAVORITA até agora é a de batata baroa. DELÍÍÍÍCIA!! Batata baroa, para quem não conhece, também chamada de mandioquinha, é uma mistura de batata com mandioca, digamos assim. E é maravilhoso. Outra sopinha gostosa é com abóbora. Outro dia teve uma de abóbora com cenoura.

Se quiser, dá para misturar um restinho de carne moída na sopa ou frango desfiado. Importante são os temperos e a salsinha é o melhor de todos. E nem precisa de receita porque é só cozinhar o ítem em questão e depois bater no mixer (ou liquificador) com a própria água do cozimento. Leva ao fogo e tempera. Se puder colocar uma pimentinha fica melhor ainda. Mas isso tá proibido no meu cardápio.

2 comentários:

Cacau Peres disse...

Oxe, achei que tivesse cortado a carne de vez... Façamos um pacto: eu volto a ser vegetariana (já que estou aos 45 do segundo tempo para ter alta da fisio) e vc corta a carne vermelha (muito pesada, de difícil digestão...). Que tal? New Year's Resolutions entre amigos! Tudo de bom!!!

Moacir disse...

Cacauzinha, corta a carne de vez vai ser difícil! Ainda mais morando com um chef GAÚCHO e teimoso. E também, devo confessar, porque adoro o gosto da carne. Então vou só "moderar".

;^)