terça-feira, dezembro 16, 2008

Massa de arroz

Uma outra EXCELENTE opção para quem não quer comer farinha de trigo, seja por qual motivo for, é substituir o tipo de massa que a gente normalmente usa para pizza e tortas salgadas, por uma massa feita principalmente com arroz (sobra de arroz branco). Arroz não dá (pelo menos não em mim) aquela azia insuportável que eu sempre senti com a farinha de trigo. Então vamos à receita da massa:

02 xícaras de sobra de arroz cozido
salsa, cebolinha ou orégano
sal a gosto
01 colher de sopa de fermento em pó
03 colheres de sopa de queijo ralado
1/2 xícara de amido de milho (a famosa Maizena)
1/2 xícara de óleo ou azeite (azeite é mais caro mas é infinitamente mais saudável e saboroso)
03 ovos
01 xícara de leite

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. A massa tá pronta. Aí as opções dependem da sua criatividade. Pode esticar num tabuleiro antiaderente como base para uma pizza e cobrir com os "toppings" que achar melhor. Como eu não tô podendo tomate dá pra fazer uma pizza com peito de peru, champignon, orégano ou alguma outra coisa tipo queijo branco talvez. A outra opção está ilustrada na foto acima:

Numa forma mais fundinha colocar a massa em "camadas", intercalando-as com recheios variados como queijo minas e peito de peru. Ficou MARAVILHOSO e na próximo sexta-feira vou "encomendar" outra. Outra idéia seria rechear com bacalhau ou frango desfiado, camarão ou até carne moída.

Mais um azeitinho por cima e é só se deliciar. Mastigue bastante antes de engolir para não ter soluços e não precisar "empurrar" goela abaixo com líquido algum. ;^)

2 comentários:

Cacau Peres disse...

Ai, aqui em casa, como fico sozinha durante a semana, sempre sobra arroz aos montes! Mas é o integral, e acabo congelando... Se quiser, já sei o destino dele... Mas volto a dizer: é integral, será que serve?

Moacir disse...

Serve! Já consultei "as bases" e ele me disse que serve, sim. Dá no mesmo. Talvez fique até mais saldável, né? Vou pedir para ele fazer essa versão integral.

Beijo!